Completamente-seu-24h-por-dia2    Telefone2
Hospital De Ilheus 2

Cientistas encontram miméticos naturais de drogas anticancerígenas e antienvelhecimento, como a metformina e a rapamicina

O envelhecimento está no primeiro plano dos principais desafios enfrentados em todo o mundo, criando uma necessidade imediata de intervenções seguras e de grande escala para reduzir doenças crônicas e ampliar a saúde humana. A metformina e a rapamicina são dois inibidores de mTOR aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) propostos para este fim, apresentando propriedades anticancerígenas e antienvelhecimento significativas para além das suas aplicações clínicas atuais.

A metformina, um fármaco comumente usado no tratamento do diabetes tipo 2, e a rapamicina, um medicamento imunossupressor, demonstraram ter efeitos substanciais antienvelhecimento e anticancerígenos em uma variedade de organismos modelo. No entanto, cada um enfrenta problemas com a aprovação de seu uso sem prescrição médica e para uso profilático, pois ambos os compostos têm efeitos colaterais conhecidos e são medicamentos regulados para indicações de doenças existentes, problematizando seu uso como droga estendida.

 

Neste estudo publicado pela revista Aging, os pesquisadores da Biogerontology Research Foundation, Insilico Medicine e Life Extension aplicaram redes neurais profundamente aprendidas para avaliar a segurança e a similaridade do nível genético e de percurso de mais de 800 compostos naturais para metformina e rapamicina, em um esforço para identificar compostos naturais que podem imitar os efeitos desses medicamentos, mantendo-se livres dos efeitos adversos associados a eles.

A presente análise identificou muitos novos potenciais candidatos miméticos de metformina e de rapamicina que anteriormente não foram relatados como tal. Em particular, eles identificaram a alantoína e o ginsenosídeo como miméticos fortes da metformina, galato de epigalocatequina e isoliquiritigenina como miméticos fortes da rapamicina e aferina A como um forte mimético de ambos. Além disso, a análise também identificou quatro compostos naturais anteriormente inexplorados como miméticos bastante fortes da rapamicina.

“O envelhecimento não é reconhecido como uma doença, por isso precisamos de fortes geroprotetores potenciais de origem natural no mercado. Suplementos que retardam o envelhecimento, afetando os principais mecanismos de envelhecimento no nível molecular e celular”, disse Alexey Moskalev, PhD, autor do estudo.

Essas descobertas são significativas porque, como compostos que ocorrem naturalmente, tais nutracêuticos não estão sujeitos à regulação pela FDA e outros órgãos reguladores. Além disso, porque os pesquisadores induziram uma classificação baseada em profundidade dos perfis de segurança associados a esses compostos, os novos miméticos identificados provavelmente terão menos efeitos adversos do que a metformina e a rapamicina, embora isso precise ser validado por testes clínicos.

“Este estudo é significativo não só para a identificação de novos miméticos candidatos de metformina e rapamicina, que como compostos naturais não estão sujeitos a órgãos reguladores como a FDA e que possuem perfis de segurança de pontuação mais alta conforme indicado pela nossa classificação de perfil de segurança profundamente aprendida na análise, mas também para a demonstração de métodos de rastreio particularmente poderosos que podem ser aplicados na identificação de miméticos novos e seguros de outros fármacos e compostos conhecidos de combate ao câncer e de expansão da saúde”, disse Franco Cortese, co-autor do estudo e Diretor Adjunto da Biogerontology Research Foundation.