NEJM: anticoncepção hormonal aumenta risco de câncer de mama
Pesquisadores do Departamento de Ginecologia da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, avaliaram as associações entre o uso da contracepção hormonal e o risco de câncer de mama invasivo em um estudo de coorte prospectivo, a nível nacional, envolvendo todas as mulheres na Dinamarca, entre 15 e 49 anos de idade, que não tinham câncer ou tromboembolismo venoso e que não receberam tratamento para a infertilidade.
Os registros dinamarqueses forneceram informações atualizadas individualmente sobre o uso de contracepção hormonal, diagnósticos de câncer de mama e potenciais fatores de confusão.
Entre 1,8 milhão de mulheres que foram seguidas em média por 10,9 anos (um total de 19,6 milhões de pessoas-ano), ocorreram 11.517 casos de câncer de mama. Em comparação com as mulheres que nunca usaram contracepção hormonal, o risco relativo de câncer de mama entre todas as usuárias atuais e recentes de contracepção hormonal foi de 1,20 (intervalo de confiança de 95% [IC 95%] de 1,14 a 1,26). Esse risco aumentou de 1,09 (IC 95% 0,96 a 1,23) com menos de um ano de uso para 1,38 (IC 95% 1,26 a 1,51) com mais de 10 anos de uso (P=0,002).
Após a interrupção da contracepção hormonal, o risco de câncer de mama ainda era maior entre as mulheres que usaram anticoncepcionais hormonais por 5 anos ou mais do que entre as mulheres que não utilizaram anticoncepcionais hormonais. As estimativas de risco associadas ao uso atual ou recente de vários contraceptivos de combinação oral (estrogênio-progestágeno) variaram entre 1,0 e 1,6. As mulheres que atualmente ou recentemente usaram o sistema intrauterino apenas com progestágeno também apresentaram maior risco de câncer de mama do que as mulheres que nunca usaram anticoncepcionais hormonais (risco relativo 1,21; IC 95% 1,11 a 1,33).
O aumento absoluto global dos cânceres de mama diagnosticados entre as usuárias atuais e recentes de qualquer contraceptivo hormonal foi de 13 (IC 95%, 10 a 16) por 100.000 pessoas-ano ou aproximadamente um caso extra de câncer de mama por cada 7.690 mulheres que usaram contracepção hormonal por um ano.
Concluiu-se que o risco de câncer de mama foi maior entre as mulheres que atualmente ou recentemente usavam anticoncepcionais hormonais contemporâneos do que entre as mulheres que nunca usaram anticoncepcionais hormonais, e esse risco aumentou com o uso mais prolongado deste tipo de medicação. No entanto, os aumentos absolutos de risco foram pequenos.